AGUINALDO ARAUJO

Nome Completo:   AGUINALDO ALVES DE ARAUJO

Partido:   PDT

Data de Nascimento:   16 de Novembro de 1952

Telefone:  

E-mail:   vereadoraguinaldoaraujo@camaracubatao.sp.gov.br

Número do Gabinete:  

Fax:  

Biografia:  

Aguinaldo Araújo – PDT,  é um legítimo cubatense, natural da cidade, trabalhou no pólo industrial de Cubatão durante anos. Casado com Marlene Araújo, é pai de três filhos; Renato, Ricardo e Rogério e avó por quatro vezes.

Homem de fé, Aguinaldo não nega as suas origens. Evangélico, é membro da igreja Assembléia de Deus Ministério de Cubatão a mais de 20 anos. Comandou na cidade diversas edições da Marcha para Jesus e inúmeros shows do gênero gospel. É um dos diretores do Conselho de pastores evangélicos de Cubatão.

Radialista, ganhou notoriedade ao apresentar programas musicais e de entrevistas em rádios da região e da cidade, usando o seu microfone para denunciar os problemas, ouvir a população e propor soluções.

Com histórico e engajamento social, logo de tornou uma liderança comunitária, assim, sua entrada na política foi inevitável. Vocacionado, Aguinaldo concorreu ao cargo de vereador em 2000, em 2004  e em 2008 alcançando 1112 votos.

Como primeiro suplente assumiu a vereança no meio da legislatura, assumindo a vaga deixada pelo saudoso vereador João Santana de  Tucla Villar, e na disputa seguinte (2012) confirmou sua reeleição com 2.151 votos. Foi reconduzido ao cargo em 2016, alcançando êxito no pleito com 1218 sufrágios.

Com sua atuação, conquistou o respeito da casa, se tornando 1º Secretário no biênio 2013/2014 e no biênio seguinte, presidente do legislativo cubatense.

Ao seu comando a Câmara de Cubatão se modernizou ainda mais,  otimizou a participação dos vereadores e tratou com seriedade cada pauta apresentada. Resultado de uma atuação firme e comprometida.

Em novembro de 2016, por ocasião do afastamento da prefeita municipal e de seu vice, Aguinaldo teve a missão a assumir o comando do executivo em um momento de crise.

Com seu perfil apaziguador e republicano, atendeu as demandas apresentadas, conquistou soluções improváveis e facilitou a transição para o prefeito Ademário Oliveira.

Destaca-se dentre o curto período de atuação na prefeitura, a reabertura da biblioteca municipal, a criação de espaços destinados à práticas culturais no Parque Anilinas, como o espaço Lucio Ialongo e a Casa da Cultura, além da sanção da lei que instituiu o Fundo Municipal de Meio Ambiente, a regulamentação jurídica de parcerias entre organizações sociais e a prefeitura por meio de decreto, a renovação de convênio com a CDHU contemplando famílias que recebem aluguel social, e a viabilização de verbas de incremento do Ministério de Saúde para o município na ordem de R$ 1,7 milhão, e a liberação de emendas parlamentares destinadas à saúde que estavam bloqueadas desde 2005.

Após o período, retornou à Câmara para cumprir seu mandato pelos próximos quatro anos – 2017/2020.

Como legislador Aguinaldo Araújo apresentou em um mandato e meio de vereança; 1450 indicações e 114 requerimentos, tendo mais de 30 projetos de leis aprovados, hoje em vigor na cidade.